Cafeína

Cafeína é a principal substância presente no café, uma das bebidas mais consumidas no mundo. Apresentando diversos benefícios ao corpo, ela é muito utilizada por atletas por apresentar efeito termogênico e ajudar a retardar a fadiga, assim como a creatina, que combate o cansaço. É encontrada em alimentos como o cacau, chá-verde, erva-mate, guaraná e em bebidas energéticas, seu consumo é feito por milhares de pessoas¹.

Atletas e pessoas que praticam exercícios físicos com frequência costumam procurar o suplemento de cafeína por seus efeitos termogênicos – que proporciona uma melhor performance esportiva. A cafeína é absorvida rapidamente pelo organismo, alcançando a corrente sanguínea em cerca de 20 minutos, proporcionando rapidamente os efeitos energéticos que todos procuram com seu consumo.

PARA QUE SERVE A CAFEÍNA?

cafeína serve para desempenhar algumas funções no corpo humano. A principal é o efeito energético que apresenta. Considerada pela OMS – Organização Mundial da Saúde – como um estimulante do sistema nervoso central, ela pode auxiliar muitos atletas durante a prática de exercícios, permitindo treinos mais longos. Além disso, a cafeína também serve para melhorar a irrigação sanguínea.

BENEFÍCIOS DA CAFEÍNA

A cafeína apresenta diversos benefícios para o organismo. Além do estímulo de energia que proporciona, ela também é capaz de melhorar a capacidade respiratória, melhorar a concentração e o foco. Ao consumir cafeína, também é possível que as atividades cerebrais ocorram mais rapidamente – ela melhora o humor, aumenta a concentração de cálcio na célula, auxilia em uma melhor contração muscular, deixa a pessoa mais atenta e alerta, aumenta a disposição no dia a dia e também apresenta efeito termogênico que ajuda a emagrecer, potencializando a queima de gordura¹.

COMO CONSUMIR O SUPLEMENTO DE CAFEÍNA?

Antes de iniciar o consumo de suplementos, é de extrema importância que seja feito o acompanhamento com um profissional da área da saúde, seja um médico ou nutricionista. Dessa forma, é possível evitar o surgimento de efeitos colaterais – como insônia, ansiedade, náusea e desconfortos gastrointestinais – e garantir todos os benefícios do suplemento.

No caso da cafeína, a indicação geral é de que seja feito o consumo de até duas cápsulas por dia – não mais que isso, para evitar efeitos colaterais – e sempre seguindo a recomendação de um profissional.