Oxandrolona manipulada 20mg
Oxandrolona: o que é, ciclo e efeitos colaterais
A oxandrolona é um dos esteroides anabolizantes orais mais famosos da atualidade, isto se deve a sua baixa toxicidade e poucos efeitos colaterais em ciclos; é uma das poucas drogas que podem ser usadas por homens e mulheres.
Oxandrolona manipulada 20mg é um hormônio derivado do DHT (dihidrotestosterona) que teve a sua estrutura química alterada para aumentar seu poder anabólico e para que possa ser usada oralmente.
O seu propósito inicial na medicina era auxiliar no ganho de peso em pacientes que passaram por cirurgias, infecções, queimaduras ou qualquer situação que houvesse perda severa de peso.
Oxandrolona era usada até mesmo em crianças com crescimento lento. Claro que a dosagem usada com propósito terapêutico era várias vezes menor do que a usada por fisiculturistas, com propósitos estéticos.
Seu nome comercial mais conhecido era Anavar, nome que várias empresas de suplementos roubam até hoje para tentar criar produtos fantasiosos que prometem os mesmos efeitos que o hormônio real – não caia nessa, oxandrolona verdadeira sendo vendida por Anavar não existe aqui e suplementos com o mesmo nome não tem relação alguma com o hormônio.
Efeitos esperados do uso de Oxandrolona manipulada 20mg
Oxandrolona manipulada 20mg melhora a retenção de nitrogênio no músculo que, em poucas palavras, evita perda de massa muscular e promove um ambiente anabólico no corpo; ela reduz o SHBG que em contrapartida aumenta a quantia de testosterona que fica livre para ser usada pelo corpo.
Ela também inibe hormônios glicocorticoides como cortisol, o que pode diminuir a perda de massa muscular; também aumenta a produção de glóbulos vermelhos, melhorando a oxigenação e performance dos músculos (leia-se força muscular).
Uma peculiaridade da oxandrolona é que, além dos efeitos anabólicos, ela é um dos poucos esteroides que diretamente promovem perda de gordura. Sem entrar em detalhes excessivamente técnicos, isto ocorre por que a oxandrolona consegue fazer com que hormônios da tireoide, como o T3, sejam mais aproveitados pelo corpo.
Este esteroide também não aromatiza, ou seja, não é convertido em estrogênio e não causa efeitos colaterais relacionados. Em suma, oxandrolona não causa ginecomastia, retenção de líquido ou aumento de pressão sanguínea.
Por conta disso, os ganhos de massa muscular com oxandrolona são sempre secos e poderão ser mantidos com mais facilidade depois do ciclo (comparando-se com outros esteroides anabolizantes). Ela é útil tanto em ciclos de ganho de massa muscular como perda de gordura.
Quanta massa muscular você pode ganhar com oxandrolona é algo muito subjetivo. Os ganhos podem ser de 2kg a 7kg (com muito otimismo). Dieta, treino, nível de experiência e dosagem serão fatores que influenciarão fortemente nesta quantia.
Oxandrolona também é pouco androgênica, causando pouca ou nenhuma virilização em mulheres (aumento de clitóris, alteração da voz e traços masculinos em geral).
É bom manter em mente que ao mesmo tempo que a oxandrolona é uma droga “segura”, ela também é uma das mais fracas. Espere melhoras notáveis, mas não espere mudar seu físico da água pro vinho usando oxandrolona sozinha.
Ciclo de Oxandrolona manipulada 20mg
Homens costumam usar de 30 a 100mg por dia de oxandrolona durante 4-6 semanas. Enquanto mulheres usam de 10 a 30mg por dia pelo mesmo período de tempo. O ciclo é tão simples quanto parece.
Efeitos colaterais
Mesmo sendo um dos esteroides anabolizantes mais fracos, oxandrolona continua sendo uma droga sintética e o seu uso acarreta em riscos para a saúde, portanto sua utilização não deve ser banalizada.
Pessoas com problemas no coração, colesterol, rins, fígado, pressão sanguínea ou qualquer coisa do gênero, não devem chegar perto de oxandrolona (ou qualquer esteroide anabolizante que seja).
Em pessoas saudáveis, os efeitos colaterais mais comuns são:
Acne em pessoas com predisposição;
Perda de cabelo em pessoas com predisposição;
Diminuição drástica do HDL (colesterol bom) e aumento do LDL (colesterol ruim). Novamente, pessoas com problemas de colesterol não devem usar oxandrolona;
Supressão da produção natural de testosterona (menos comparando com outros esteroides, mas ainda ocorre);
Toxicidade ao fígado.
No geral, os efeitos colaterais são leves quando comparados com outros esteroides anabolizantes e tendem a desaparecer após o ciclo – mas eles existem.
É necessário fazer TPC (terapia pós-ciclo) ?
O objetivo de uma terapia pós-ciclo é fazer o corpo voltar a produzir testosterona naturalmente, o mais rápido possível. Algumas pessoas vão ter sintomas de testosterona baixa e outras não.
Se você notar que sua testosterona está baixa ou fizer exames e ela estiver abaixo da referência, então fazer uma TPC será necessário. Geralmente, usa-se apenas 20mg tamoxifeno na TPC durante 4 semanas, e só.
Não é necessário fazer TPC se não houver queda na produção natural, já que tamoxifeno por si só tem seus efeitos colaterais. Mesmo que você queira adotar o lado “seguro” e fazer TPC sem precisar, porque trazer mais malefícios para o corpo a toa ?